Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Dow Jones Newswires — Tel Aviv

Tropas israelenses travaram combate nas primeiras horas da manhã de segunda-feira para recuperar o controle de áreas do sul do país depois que militantes do Hamas invadiram o território de Israel a partir de Gaza. Os militares israelenses lutam para fechar novamente a fronteira contra novas incursões.

Segundo o porta-voz militar israelense Jonathan Conricus, blindados e mais de 100 mil soldados reservistas convocados no domingo estão sendo reunidos na fronteira com Gaza nesta segunda-feira, terceiro dia do conflito.

"Nosso objetivo é garantir que o Hamas não consiga mais ameaçar os civis de Israel", disse o porta-voz em declaração no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.

Moradores de Tel Aviv observam estragos causados por mísseis disparados pelo Hamas — Foto: Oded Balilty/AP
Moradores de Tel Aviv observam estragos causados por mísseis disparados pelo Hamas — Foto: Oded Balilty/AP

Durante todo o domingo, o governo israelita continuou a trabalhar para evacuar civis de cidades e aldeias perto de Gaza, enclaves palestinos densamente povoados, e as autoridades trabalharam para tratar centenas de civis feridos, recuperar os corpos dos mortos e tentar determinar quantos israelenses tinham sido feitos reféns pelo Hamas.

O gabinete israelense aprovou uma declaração de guerra depois que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, anunciou no sábado uma convocação para centenas de milhares de reservistas militares, dizendo em um discurso televisionado: “Estamos em guerra e vamos vencê-la”.

O Hamas, apoiado pelo Irã, disse que conseguiu enviar homens e armas adicionais para Israel no domingo e lançou uma nova barragem de mísseis a partir de Gaza.

Entretanto, outro grupo militante apoiado pelo Irã, o Hezbollah, disparou morteiros e um míssil contra alvos israelitas no sul do Líbano. Os ataques do Hezbollah levantaram o espectro de uma segunda abertura de frente no conflito, enquanto Israel se preparava para ataques mais amplos contra alvos militantes em Gaza.

O Hamas procura causar mais turbulência, apelando aos palestinos na Cisjordânia ocupada para se revoltarem e confrontarem os soldados israelenses no local.

No fim do domingo, militantes de Gaza dispararam outra barragem de foguetes, enquanto Israel realizava ataques aéreos no território palestino. Os militares israelenses também disseram que uma de suas unidades de comando da marinha capturou um vice-comandante da força naval do Hamas.

Mais de 700 israelenses foram confirmados como mortos e 2.408 feridos, segundo a Rádio do Exército de Israel. Pelo menos 413 palestinos foram mortos e cerca de 2.300 feridos em contra-ataques israelenses em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Não está claro quantos dos palestinos mortos eram militantes, mas os militares de Israel disseram que já mataram centenas. O porta-voz militar Jonathan Conricus disse que cerca de mil pessoas de Gaza entraram em Israel no sábado, incluindo um número não especificado vestido com roupas civis.

Mais recente Próxima Hamas diz manter mais de 100 reféns, incluindo oficiais do exército israelense, diz CNN

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Os Planos de RE foram assinados pela maioria dos titulares dos créditos detidos contra cada uma das entidades da companhia a serem reestruturados

Governador do RS diz que Paulo Pimenta poderá ser aliado do Estado para quitar a dívida com a União pelos próximos três anos

‘Não tenho a pretensão de ser mito ou salvador da pátria’, diz Leite

A proposta reduz de 20% para 8% a contribuição previdenciária de todas as prefeituras

Senador protocola projeto para desoneração da folha dos municípios

O grupo denunciado atuou em Santa Catarina e era formado por proprietários e funcionários do Grupo Bremer, que fabrica caldeiras

PGR denuncia grupo ligado a empresário de SC por bloqueios em rodovias após vitória de Lula

O programa será realizado em várias cidades do país

Caixa lança seleção para estagiários em parceria com o CIEE; veja inscrições

A proposta surgiu em meio ao cenário conturbado que tomou conta dos abrigos públicos no Estado

Governo estuda auxílio para pessoas que acolhem desabrigados em suas casas no Rio Grande do Sul

Com a publicação da portaria, os municípios gaúchos já poderão disponibilizar, a partir da semana que vem, os dados das pessoas atingidas pelas cheias

Governo publica portaria que regulamenta Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil ao Rio Grande do Sul

A expectativa da empresa é que o conselho de administração aprove a nomeação na sexta-feira (24), concluindo a transição na companhia

Indicação de Magda à presidência da Petrobras será analisada por comitê nesta terça-feira

Zambelli e WalterDelgatti Netto foram acusados de invadirem o sistema do CNJ e expedirem, entre outros documentos, um falso mandado de prisão contra Moraes

Primeira Turma do STF analisa nesta terça-feira (21) denúncia apresentada contra Carla Zambelli

TSE não trabalha, neste momento, com a possibilidade de adiar as eleições nos municípios gaúchos, que passam pela maior catástrofe ambiental da sua história

Pimenta diz que não está na pauta do governo adiar eleições no RS